Terça, 25 de Junho de 2024
Games NINTENDO

Super Mario Bros. Wonder: diversão e nostalgia em um jogo 2D inovador

Inovação remete a sensação fenomenal da primeira vez que joguei Super Mario

03/11/2023 às 09h13 Atualizada em 07/11/2023 às 08h39
Por: Marcela Guimarães
Compartilhe:
Super Mario Bros. Wonder: diversão e nostalgia em um jogo 2D inovador

Ninguém pode negar que Super Mario é o maior personagem da história dos videogames. A questão é: como uma fórmula simples e batida resumida em herói salvar o dia consegue chamar a atenção de 1985 a 2023? A resposta é: com pura inventividade. Por mais que a fórmula básica seja essa, a Nintendo faz do Mario uma folha em branco em que transborda inventividade. 

Quando comecei a acompanhar as notícias sobre o Super Mario Bros. Wonder, ficou claro que seria um jogo 2D muito bonito e divertido. Quando dei o play pra jogar, descobri que foi além. Começamos no Reino Flor, com os todos os personagens que amamos habilitados para o jogo e um mapa lindo. Então, os detalhes sutis do Mario (ou Luigi, Peach, Toad, Toadette, Yoshis ou coelho Ledrão) interagindo com o ambiente: ele entra e sai do cano, como nós faríamos, com cuidado e olhando ao redor.

As animações diferentes de quando pegamos um ou outro power up. Por falar em power up, tem a Maçã Elefante, da Flor de Bolha de Sabão (tirado de jogos criados por fãs) e o Cogumelo Broca! Ah e tem também a novidade das insígnias, que são poderes que você vai liberando ao longo dos mundos e que pode selecionar apenas um para cada fase: como o boné planador, o pulo estendido do Luigi, o pulo sapinho (estilo Super Mario Bros 3), etc, etc...

Porém, o mais incrível acontece quando pegamos a Semente Fenomenal! Tudo fica muito louco! Wonder! O cenário vira 360°, o que era estático começa a se movimentar, as cores ficam psicodélicas e tudo acelerado. De tirar o fôlego! Foi tão incrível e fenomenal, que me lembrou a sensação que tive a primeira vez que joguei Super Mario World. E outro ponto fenomenal se mantém nesse jogo: a acessibilidade.

O jogo é tão intuitivo que você consegue se divertir ao lado de pessoas de todas as idades (garanto porque joguei com um gamerzinho de 3 anos). E ao mesmo tempo, continua desafiador para uma pessoa como eu que joga esse tipo de jogo desde 1997.

Mario Wonder está totalmente em português BR com um trabalho bem feito de localização, incluindo gírias e brincadeiras totalmente contextualizadas para o nosso país. O jogo é do atual console da Big N: o Nintendo Switch. O preço do jogo está a partir de R$ 229,99.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias