Terça, 25 de Junho de 2024
Livros LITERATURA

Manhã Literária do HGG recebe o autor João Saci com uma história inspiradora de superação

Em 2019, o escritor lançou o livro ´´Nascido Para Vencer´´, que narra a sua trajetória de vida

21/05/2024 às 09h21
Por: Redação
Compartilhe:
Paratleta goiano e escritor João Carlos Costa
Paratleta goiano e escritor João Carlos Costa

No livro "Nascido Para Vencer", lançado em 2019, o paratleta goiano João Carlos Costa, conhecido como João Saci, compartilha sua incrível jornada de vida. O autor, que venceu o câncer cinco vezes, teve parte da perna esquerda amputada e parte do pulmão esquerdo retirado, relata em sua obra o amor pelo esporte e, como isso, o ajudou a superar as batalhas contra a doença. O autor estará presente na 7ª edição do Manhã Literária do Dose de Letras, que ocorrerá no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG, na próxima quarta-feira, 22 de maio, a partir das 9 horas. O evento faz parte do projeto de humanização implantado em 2015 pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, com o intuito de promover a leitura, cultura e valorizar escritores da região.

João Carlos Rodovalho Costa, de 40 anos, foi atleta de natação paralímpica, conquistando títulos nacionais e se classificando para as paralimpíadas de Atenas. Atualmente, pratica Crossfit Adaptado e, em 2022, se tornou o primeiro brasileiro amputado a chegar ao acampamento base do Everest. "Escrever um livro contando minha história foi uma grande lição. Pude revisitar meu passado de uma maneira diferente e ressignificar muitos acontecimentos. Foi um processo emocionante e transformador", declarou. O autor espera poder inspirar e oferecer alívio a quem enfrenta momentos difíceis, compartilhando sua experiência de superação e esperança.

O escritor, ao falar sobre a experiência de escrever seu livro autobiográfico, ressaltou a significância desse processo em sua vida. Durante a redação, buscava criar uma obra que proporcionasse prazer ao leitor, do início ao fim. "Ao revisar e aprovar cada capítulo, eu chorava ao pensar que vivi tudo isso. Foi um grande aprendizado e hoje eu digo que todo mundo deveria escrever a sua história de alguma forma, porque isso ajuda você a enxergar a vida de outra maneira", completou o autor.

Com expectativas positivas, ele se prepara para compartilhar sua história e levar inspiração a quem enfrenta momentos delicados. Vivendo experiências hospitalares desafiadoras, compreende a dificuldade de lidar com internações e procedimentos médicos. Para o autor, ter algo que tire o foco da doença e proporcione alívio e inspiração é fundamental para superar o processo da internação.

Serviço
7ª edição da Manhã Literária do projeto Dose de Letras do HGG
Data: 22/05/2024
Horário: 9 horas
Local: Jardim da Solistência – Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias