Domingo, 14 de Julho de 2024
Cinema AUDIOVISUAL

Abertas as inscrições para as oficinas no Fica 2024

Serão oferecidas, gratuitamente, duas oficinas e dois minicursos, que acontecerão entre os dias 12 e 15/06

23/05/2024 às 16h14
Por: Redação
Compartilhe:
Abertas as inscrições para as oficinas no Fica 2024

Os interessados em participar das oficinas durante a 25ª Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) já podem realizar as inscrições preenchendo o formulário no site oficial do festival https://fica.go.gov.br/ até o dia 29/05. Serão realizadas duas oficinas e dois minicursos gratuitos, que acontecerão gratuitamente entre os dias 12 e 15 de junho. 

O Fica  é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival acontece na Cidade de Goiás de 11 a 16 de junho. 

A programação conta com a oficina “Ouvir e Contar Histórias: Oficina de Podcasts”, que acontece entre os dias 12 e 14, das 10h às 12h, e com 20 vagas disponíveis. Ministrada por Ana Bonomi e José Orenstein, da Trovão Mídia, produtora de podcasts de São Paulo, os participantes terão a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre o poder do áudio como meio de expressão e conhecer os bastidores do mercado de podcasts brasileiro.

A segunda atividade é a oficina “Da Ideia ao Roteiro - Oficina para Profissionais Negros”, que é uma parceria com a APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro -, e será um laboratório voltado a profissionais negros do audiovisual. A oficina também será realizada entre os dias 12 e 14, das 8h30 às 12h, e conta com 20 vagas abertas. A oficina será ministrada pela roteirista, diretora e educadora Maíra Oliveira.

Já na programação de cursos, o minicurso “Mudanças Climáticas: Conhecimento e ação para transformar o clima em aliado” acontece entre os dias 12 e 15 de junho, das 8h às 12h, e possui 30 vagas. A atividade será ministrada pelo pesquisador Angel Chovert e tem como objetivo oferecer uma compreensão ampla das questões climáticas e de seus impactos sobre o Cerrado.

“A história, o presente e o futuro do Cerrado” é o segundo minicurso da programação desta edição do festival e será realizado entre os dias 12 e 15, das 8h às 12h, contando, também, com a oferta de 30 vagas. Com a parceria da Mapbiomas, uma rede colaborativa de monitoramento do uso da terra, o minicurso será conduzido pelos pesquisadores Vinicius Mesquita e Julia Shimbo e propõe oferecer aos participantes um amplo panorama histórico, ecológico e de uso e ocupação do bioma.

Sobre os ministrantes

Oficina “Ouvir e Contar Histórias: Oficina de Podcasts”:  

Ana Bonomi é cofundadora da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020, e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como "Alexandre" e "Pico dos Marins". Ana é economista, formada pela FGV-SP, foi pesquisadora-visitante no MIT, em Boston, e trabalhou com comunicação e marketing para grandes agências e marcas do mercado brasileiro.

José Orenstein é cofundador da Trovão Mídia, produtora de podcasts lançada em 2020 e responsável por colocar no ar mais de 40 shows, entre parcerias e originais, como "Alexandre" e "Pico dos Marins". Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos nas redações de Folha, Estadão e Nexo.

Oficina “Da Ideia ao Roteiro - Oficina para Profissionais Negros”: Maíra Oliveira é roteirista, diretora e educadora, graduada em Pedagogia e mestranda em Artes da Cena, com especial interesse em histórias com representatividade negra e feminina que subverta estereótipos. Autora de livros infantis e orientadora de mais de 200 projetos audiovisuais, em diferentes etapas de desenvolvimento. Atuou ativamente no desenvolvimento de mais de 30 projetos audiovisuais, para Globo, Disney+, Canal Brasil, Netflix, Paramount e HBO em parceria com as principais produtoras do país. Foi Presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) de 2021/2022 e atualmente é Conselheira do sudeste da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. 

Minicurso “Mudanças Climáticas: Conhecimento e ação para transformar o clima em aliado”: 

Angel Chovert possui Graduação em Meteorologia pelo Instituto Superior de Tecnologias e Ciências Aplicadas, Havana, Cuba (2013), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (2016) e Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São Paulo, Brasil (2021). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão numérica de tempo, clima e da química da atmosfera, parametrização de microfísica, precipitação extrema em regiões urbanas, previsão operacional do tempo meteorológico e do clima, agrometeorologia e sensoriamento remoto. Atualmente desenvolve um sistema de multiprodutos meteorológicos para a região do Cerrado no Centro-Oeste do Brasil, utilizando modelos numéricos de previsão de tempo. Possui também experiência no tratamento de dados e análises estatística.

Minicurso “A história, o presente e o futuro do Cerrado”: 

Vinícius Vieira Mesquita é Pesquisador Associado ao LAPIG/UFG, Coordenador Técnico do Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Pastagem no Brasil na iniciativa MapBiomas e membro da iniciativa Global Pasture Watch/WRI. Doutorando em Ciências Ambientais, Mestre em Ciências Ambientais e Bacharel em Geografia, ambos pela Universidade Federal de Goiás, onde se dedica há mais de 10 anos a pesquisas envolvendo mudanças no uso e cobertura do solo e monitoramento ambiental. Atualmente trabalha no aprimoramento de técnicas de mapeamento, monitoramento, interpretação e caracterização de pastagens com o uso de Big Data e Aprendizado de Máquina.

Julia Shimbo é Coordenadora Científica do MapBiomas, uma rede colaborativa de mais de 85 organizações no Brasil e em outros 13 países que monitora o uso da terra para promover o manejo sustentável dos recursos naturais e o combate às mudanças climáticas. Ecóloga com mestrado em Geociências pela UNESP-Rio Claro e doutorado em Ecologia pela UnB com sanduíche na University of New Hampshire/EUA, ela trabalha principalmente na compreensão das mudanças no uso da terra nos trópicos e seus impactos nas mudanças climáticas, nos ecossistemas e nas pessoas. Julia fez pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) onde, atualmente, é pesquisadora, além de ser integrante da equipe do setor de Mudanças no Uso da Terra do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

Evento multicultural
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais. 

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias