Domingo, 14 de Julho de 2024
Artes Visuais TEATRO

Goiano com mais de 50 anos de carreira Mauri de Castro dirige espetáculo baseado na obra Dom Quixote de La Mancha

O monólogo, uma releitura do clássico mundial: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes

28/05/2024 às 08h48 Atualizada em 28/05/2024 às 08h54
Por: Redação
Compartilhe:
Goiano com mais de 50 anos de carreira Mauri de Castro dirige espetáculo baseado na obra Dom Quixote de La Mancha

O ator goiano Mauri de Castro, com mais de 50 anos de carreira, foi escolhido para dirigir o espetáculo, “O Homem e a Mancha”, que acontece em Palmas. O monólogo, uma releitura do clássico mundial: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, será interpretado pelo ator e produtor tocantinense Kaká Nogueira, que neste ano celebra seus 22 anos de carreira.

Para Nogueira, a escolha do goiano como diretor da peça é resultado de uma formação de atores da qual participou e pode ser avaliado por Castro há 22 anos. “Foram 17 jovens talentos teatrais que participaram deste curso e tiveram a oportunidade de passar por uma criteriosa banca de examinação do Sated GO, onde apenas 08 foram aprovados. Sinto-me honrado de estar entre estes”, comemora Kaká. Inclusive, para a montagem comemorativa, o ator Kaká Nogueira participou de ensaios presenciais em Goiânia (GO) com Mauri de Castro.

O espetáculo acontece na próxima quarta-feira, 29, às 19h15, na Pracinha da Cultura, no Setor Morada do Sol, em Palmas. A  entrada é franca. Os ingressos são limitados e o público pode reservar entrada através do email [email protected]Mais informações também podem ser conferidas através das redes sociais da Cenaberta Produções Culturais.

Direção

Mauri de Castro afirmou estar honrado por voltar a trabalhar com atores de Palmas, após quase 20 anos. “É uma grande alegria, principalmente com  atores da qualidade do Kaká Nogueira e Bell Gama (agora como assistente de direção), que acompanhei desde o início de suas carreiras. Tenho muito orgulho desse casal, que trabalhou comigo em 2000/2002, por ter persistido nesse ofício tão difícil - quase sempre ingrato - e que exige muito amor, generosidade, disciplina e entrega”, declarou Mauri de Castro, que assina nesta direção uma celebração também de seus 50 anos de carreira.

Produtora executiva e assistente de direção do espetáculo, a atriz Bell Gama considera a montagem como singular e de muito orgulho. “Um trabalho que se inspira na simplicidade do cotidiano, onde objetos característicos da regionalidade tocantinense são ressignificados e  levam, de forma cômica, ator e público a mergulharem em um mundo de fantasias, onde se acredita que: “nenhuma causa está perdida antes da luta começar”, comenta Bell Gama.

Projeto

A realização do espetáculo é uma produção da Cenaberta Produções Culturais contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023 e também por recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – apresentado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins”.

Haverá Acessibilidade com interpretação em Libras e foco de democratização do acesso, sendo a apresentação para moradores de bairro da região Sul da Capital. A previsão é de que o espetáculo seja apresentado na reinauguração do Theatro Fernanda Montenegro.

Sinopse - O homem e a mancha - COMÉDIA

Miguel é um homem recém aposentado que se fecha no seu apartamento, onde ele acredita ter tudo que precisa para viver os seus merecidos dias de descanso. Ele, que vive um amor platônico, é subitamente tomado por sonhos e fantasias. E na busca de si mesmo, transforma-se no Dom Quixote e no Homem da Mancha, personagens que buscam algo que os defina - aventuras, amor e um propósito. O espetáculo é uma adequação atualizada de "O Homem e a Mancha" de Caio Fernando Abreu, em sua brilhante releitura contemporânea de "Dom Quixote de La Mancha" de Miguel de Cervantes.

Kaká Nogueira (Ator)

Ator – DRT 1209/GO, diretor, roteirista e produtor cultural com 26 anos de experiência. No TEATRO participou dos espetáculos: De Caso com a Solidão (Cenaberta/2022 – diretor); Pequeno Príncipe no Cerrado (Cenaberta/2021 – diretor); Drácula – a ética cósmica (Cenaberta/2020 – diretor); O Antiquário Frankl (Cenaberta/2019 – ator e produtor); Torrenegra (Remontagem - Cenaberta/2014 – ator); L!ngua PreZa (Cenaberta/2015 – ator e diretor); Dias Difíceis (Cenaberta/2012 – ator); Sol nos Olhos (Lamira/2010 – ator, dramaturgo e diretor); Torrenegra (Cenaberta/Diversa/2009 – ator); Os Três Porquinhos (Ronaldo Araújo/2008 – ator); O Resgate de Roseline Brow (Cima Teatro/2007 – ator); O Salto (Cima Teatro/2006 – ator); Sacra Folia (Chama Viva/2005 – ator); O Diagnóstico (Cima Teatro/2005 – ator); Tupi or not Tupi (Mauri de Castro/2002 – ator); Belfagor – o arc diabo que se casou (Grupo Gente/2002 – ator e codiretor); Paixão de Cristo (Grupo Gente/1996-2003 – ator). No CINEMA participou dos longas-metragens: O Comedy Club (SuperOito Filmes/2022 - ator); Operações Especiais (TC Filmes/2015 - ator); PEGT - Palmas eu Gosto de Tú (SuperOito Filmes/2014 - ator); Xingu (O2 Filmes/2012 – assistente de produção de figuração); Dos curtas-metragens: TeAitua (Cena Filmes/Cenaberta/2022 – ator e codiretor); A Massa que faz o pão (HB Filmes/2019 - ator); Microcontos de terror (SuperOito Filmes/2017 – ator); Apoio Cultural (Jubalina Filmes/2016 – ator e corroterista); O Som de Lá (Trade Rock Filmes/2014 – ator e produtor de elenco); Tempos Difíceis (Trade Rock Filmes/2010 – ator e produtor de elenco); e Cheque ou Mate? (Cima Fimes/2008 – ator e produtor de elenco). NO AUDIOVISUAL para TV, particiou da série para TV, em 26 capítulos: O Boneco de Barro e o Rei (MZN Filmes/Spatium Audiovisual - TV Cultura/Brasil/2020 - ator).

Ficha Técnica

Realização: Cenaberta Produções Culturais Ltda

Autor: Caio Fernando de Abreu

Direção: Mauri de Castro

Ator: Kaká Nogueira

Assistente de Direção e Produção: Bell Gama

Sonoplastia: Leo Perotto

Técnico de som: Bruno Barbosa

Cenografia: Kaká Nogueira, Bell Gama, Ronan Gonçalves, Erdilez Paiva

Iluminação: Kaká Nogueira e Thiago Omena

Figurino: Bell Gama

Identidade Gráfica: Henrique Rafael

Ascom: Cinthia Abreu

Preparação corporal: Meire Maria

Fotografia: Emerson Silva e Fernanda Barbosa

Assistente de Produção: Izabella Carvalho e Reverson Cardoso

Intérprete de LIBRAS: Thallyta Teixeira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias