Mais uma temporada do Masterchef se foi e outra está prestes a começar. Quando parecia que a fórmula do reality show gastronômico mais famoso do Brasil estava desgastada, uma das chefs, a Paola Carosella, saiu do casting do programa e parecia que estávamos chegando ao fim da atração.
Então, após uma temporada que causou estranheza em 2020 e uma morna em 2021, o Masterchef volta às origens com uma nona temporada raiz, o que acaba dando certo. A chef Helena Rizzo, que por sinal é a chef número 1 do mundo, não só substitui Paola, como se consolida por sua própria personalidade e simpatia. Simpatia que estava escassa em Paola, visivelmente sem paciência com o programa nas últimas temporadas que apareceu.
Outro acerto foi a seleção dos 16 cozinheiros amadores para a disputa. Pessoas com personalidades diferentes, de sotaques diferentes, que permitiram ao programa construir uma boa novelinha que os brasileiros adoram acompanhar. Também tivemos alguns plot twist, com participantes que tinham cara de finalistas indo embora do programa e a primeira eliminada, a Fernanda Oliveira (a loba), voltar e ser finalista. A vitória ficou com a Lays Fernandes, estudiosa e competente.
Na audiência, teve picos, derrubando a Record, e ficando em terceiro lugar de audiência. Além do sucesso nas mídias digitais. Isso foi o suficiente para fazer sorrir os acionistas da Band. Além dos 17 patrocinadores já previstos em sua estreia, com a audiência acima das expectativas, a Mitsubishi Motors pela primeira vez investiu no programa. Além da cota de patrocínio, presenteou a ganhadora com um Mitsubishi Eclipse Cross HPE 0 km.